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Autopublicação

O mercado de autopublicação passou por uma forte transformação nos últimos anos com uma mudança de comportamento dos autores. Muitos não querem mais ser dependentes do mercado editorial tradicional, pois tornam-se reféns, nem sempre as suas obras são publicadas, além dos casos em que a autora tem que ser descoberta por alguma editora de reconhecimento.

 

Sem contar a enorme pressão por resultados e, caso as vendas não vão tão bem, a chance de ter uma segunda obra publicada é baixa. “Os autores preferem publicar o livro independente porque as editoras cobram caro muitas vezes ou não aceitam o texto para ser publicado. Eles procuram sozinhos pela autopublicação porque querem ter essa experiência como um prazer”, comenta Sueli, fundadora da SC Consultoria Editorial.

 

Por isso, o mercado da autopublicação torna-se cada vez mais popular, porém com muito espaço para crescimento ainda. A autopublicação é quando o autor não depende de nenhuma editora para que a sua obra seja lançada e ele consegue fazer todo o processo.

 

Se você está com a impressão que a autopublicação é um caminho difícil, dedicado somente para autores desconhecidos e que não há tanto sucesso nas vendas, um dado do site Letras e Versos indicou que dos cem livros mais vendidos semanalmente na Amazon, trinta eram autopublicações. Esse número é de 2016, o que certamente já deve ter aumentado por fatores sociais como a pandemia.

Uma breve história da autopublicação

Embora pareça novidade, a autopublicação surgiu nos papiros e pergaminhos no Egito há milhares de anos. Os escribas — profissionais com a função de escrever textos — produziam diversas cópias escritas à mão dos livros, já que na época escrever não era um hábito tão comum. Depois, com a ascensão das gráficas, os autores independentes sentiram a necessidade de terem o seu próprio espaço e a internet foi uma forte aliada para a autopublicação e na conquista de um lugar nesse mercado que era tão restrito.

 

Hoje, a situação é tão mais fácil para os autores independentes que, além de publicar o livro em formato digital, existem gráficas como a UmLivro que fornecem impressões a partir de uma tiragem — o que dá segurança financeira para o autor caso ele não tenha uma previsão de quantos exemplares venderá.

Mitos da autopublicação

Essa facilidade desmistifica alguns mitos que você, autor e autora, já pode ter ouvido. Há quem fale que a autopublicação é cara, mas graças às diversas plataformas de publicação online — como já falamos nesse conteúdo — e exemplos de gráficas como a citada acima, os valores são bem acessíveis. 

 

Outro mito é que o processo de autopublicação é burocrático para o autor. O autor independente é aquele que cria, escreve e lança o livro sem ter uma editora. É muito trabalho e, apesar dele conseguir executar quase todas as partes, é recomendado que ele busque ajuda especializada de profissionais bibliotecários para os registros, revisores, editores para avaliar a fluidez e cronologia textual e os publicitários que auxiliam na estratégia de divulgação.

 

Não é só porque a publicação não é feita por uma editora que ela não tem que seguir algumas normas. A autopublicação também exige o direito autoral e o registro de ISBN para legalização da obra. “Muitos autores que chegam não sabem qual direção seguir e quais são os passos para a publicação de um livro. É aí que entra a nossa orientação de processos com dicas, indicação de profissionais e todos os recursos para materializar o sonho”, comenta Sueli.

 

Nós, da SC Assessoria Editorial, podemos te ajudar com esses serviços para que você foque somente no autógrafo que dará em suas obras. Também temos um conteúdo com um checklist para a autopublicação.

Inclua a divulgação na sua obra

A autopublicação não é garantia de sucesso da obra. Esse é um mercado em crescimento constante e os autores independentes precisam encontrar formas de destaque. O apoio dos amigos, familiares, conhecidos e público geral é essencial, além de alternativas como campanhas de financiamento coletivo que podem garantir uma estabilidade financeira antes mesmo do autor ter os maiores custos na publicação.

 

Anotou as dicas e decidiu que quer ser um autor independente? Ou se você já é, quer publicar alguma obra e tem mais dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo e-mail sueli@sceditorial.com.br.