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Registro de podcasts

Você até pode nunca ter escutado um podcast, mas já ouviu pessoas falando sobre ou até percebeu como eles invadiram muitos espaços. Isso não é uma percepção isolada; segundo o Jovem Nerd, 57% da população brasileira passou a escutar conteúdos em áudio desde setembro de 2020 — e acredita-se que a pandemia tenha influenciado no resultado.

 

Mas não é de hoje que os podcasts vêm crescendo. O Spotify, um dos principais streamings de áudio, teve um crescimento de 200% na audiência de podcasts em 2019 em comparação ao ano anterior. Como uma ideia do alcance que os podcasts atingiram, somente na plataforma são mais de 299 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo.

 

A popularidade é tanta que o Spotify, como exemplo, patrocina alguns podcasts exclusivos, ou seja, eles só podem ser veiculados na plataforma e são monetizados de acordo com as reproduções. Na área de análise, todos os produtores de conteúdo em áudio conseguem acompanhar as informações sobre o público, quantas reproduções ocorreram, qual a idade da audiência, onde eles moram, o crescimento de seguidores e etc. Tudo isso ajuda a produzir conteúdos melhores para o público que deseja atingir.

 

O nível de profissionalização dos podcasts aumentaram com o tempo e trouxe um debate sobre o tema: se todas as obras e livros possuem direitos autorais — que é direito exclusivo do autor, compositor ou editor de reproduzir ou vender obra literária, artística ou científica — os podcasts também precisam?

 

A resposta é: sim, é recomendado. Por ser trabalho criativo, composto por roteiros, produção, entrevistas, músicas, arranjos e etc, os podcasts podem ser considerados obras intelectuais e, com isso, há a proteção pela lei que assegura os direitos autorais. 

 

Existem 2 tipos de registro: o registro de marca, que é o logotipo, o nome do programa e toda a identidade visual que pode ser feita de forma paga pelo INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial — e o registro do conteúdo em áudio de forma gratuita pela ABRAMUS — Associação Brasileira de Música e Artes — e ISRC — Código de Gravação Padrão Internacional — que é um código para identificar conteúdos sonoros de forma única. 

 

Tão importante quanto o áudio, a estruturação e a construção de um roteiro são essenciais para um podcast alcançar o sucesso. Como mais uma forma de segurança e organização, e o registro de um roteiro de podcast também pode ser feito, desde que ele esteja no formato PDF

 

Ter um registro do podcast também pode ser uma prova em casos de cópia, reprodução sem autorização ou pirataria. Porém, vale ressaltar que na produção do podcast, em caso de citação de algum livro, poesia ou até letra de música, a autorização do autor da obra também é necessária, ou seja, o conteúdo do podcast também precisa estar de acordo com os direitos autorais de outros autores e editores.

 

Quer saber mais sobre o registro de podcasts ou pretende realizar o registro autoral do seu conteúdo? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo e-mail sueli@sceditorial.com.br.