WhatsApp
Sobre Nós

Capas de livro

Você já ouviu aquele ditado popular “nunca julgue um livro pela capa”? Pois é o que a maioria dos leitores faz antes de comprar um livro. A capa é muito importante para o desempenho das vendas de um livro, é ela que causa a primeira impressão e o leitor decide se vai pegar a obra para ver mais informações, nem que seja uma sinopse, ou se ela será despercebida na estante em meio à centenas de outros livros.

 

O trabalho de criação da capa é uma das últimas coisas a serem feitas na construção de uma obra. Primeiro, o autor pensa em todo o conteúdo da obra e título para depois focar na capa e não é por ser uma das últimas etapas que ela deve ser menosprezada ou feita às pressas.

O que a capa precisa ter?

A capa de um livro precisa chamar a atenção das pessoas, mas é necessário um cuidado e saber diferenciar que uma capa chamativa não precisa ter necessariamente uma capa repleta de cores e informações; existem capas minimalistas que captam a atenção.

 

O ideal é que ela seja dedicada para o público-alvo definido na obra: esse público é repleto de jovens ou são adultos? É para alguém que exerce uma determinada profissão? Dedicar esse tempo para entender o que o público consome ajudará nesse destaque, já que tentar agradar a todas as pessoas é uma tarefa não recomendada.

 

A capa também precisa transmitir a essência do livro junto com o título. É possível ter um primeiro olhar e já saber do que se trata ou o leitor precisa pegar o livro e ler mais alguma informação para fazer sentido? Se for a segunda opção, só o tempo gasto em tentar adivinhar sobre o que o livro aborda já é o suficiente para que muitas pessoas desistam de consumi-lo.

Quem faz a capa?

Profissionais como designers e ilustradores são recomendados para a criação da capa do seu livro. Algumas editoras também oferecem o serviço com cobrança à parte.

 

Mesmo com o auxílio de um profissional, é importante que você dedique um tempo na busca de referências pois ninguém conhece melhor a obra do que você. Uma dica é consultar sites como Pinterest e Behance. Em uma simples busca pelo termo “capa de livro” nos dois sites, você já encontra milhares de referências. Você também pode refinar a pesquisa de acordo com o gênero do seu livro. Exemplo: capas de livro de terror.

 

Quanto mais informações sobre cores, tipografia e referências do que você deseja, melhor será o trabalho desenvolvido pelo profissional. Ainda assim, talvez você precisará fazer algumas pontuações para ver se o título e a arte se complementam e passam a imagem pretendida.

Últimos detalhes

Antes do livro estar nas prateleiras físicas e virtuais, é válido fazer um teste com algumas pessoas próximas para se certificar de que a capa está atraente e que ela comunica a mensagem pretendida. Antes da impressão, é possível realizar alguns ajustes para que a obra tenha o melhor desempenho no mercado. Também certifique-se em caso de utilização de imagens se os direitos autorais estão regularizados.

A impressão

Os livros são táteis e as pessoas gostam de tocá-los e até cheirar as páginas novinhas. Por isso, se puder, invista na qualidade da impressão. Aqui, não falamos apenas da qualidade da imagem, mas sim pensar em texturas e acabamentos diferentes, como verniz localizado, laminação fosca e etc.

 - 

Quer ficar responsável com a parte criativa e deixar o registro de imagens e toda a burocracia com a gente? Mande uma mensagem no WhatsApp ou pelo e-mail sueli@sceditorial.com.br e tenha somente a preocupação de colocar o livro na prateleira e caprichar bastante na divulgação para que mais pessoas conheçam!