WhatsApp
Sobre Nós

Autor, coautor e colaborador

Muitos leitores não conhecem a diferença entre autor, coautor e colaborador, mas essa dificuldade não está restrita somente a este público. Diversas pessoas envolvidas no processo da obra têm dúvidas sobre qual o termo correto para creditar todos os profissionais.

 

Pode parecer uma questão simples, mas a importância de dar os devidos créditos vai além do reconhecimento. Implicações acadêmicas em caso de trabalho escolar, financeiras em casos de comercialização da obra e até em carreira para autores que pretendem seguir na área podem surgir ao utilizar um termo incorreto.

 

Por isso, no conteúdo a seguir você verá definições para autor, coautor e colaborador e qual deles mais se encaixa no processo criativo da sua obra!

O que é o autor?

O autor é quem faz a maior parte da obra. É ele quem realiza a pesquisa e escreve a maior parte da obra. Caso exista outra pessoa que faça alguma dessas etapas, a obra já possui mais de um autor e entra na categoria de coautor. 

 

Também pode adquirir, analisar e interpretar os dados colhidos, além de elaborar e revisar o artigo de forma minuciosa para identificar qualquer erro ou oportunidade de melhoria. Por fim, o autor dá a aprovação final do trabalho ou obra que será publicada.

 

Ele também precisa assumir algumas responsabilidades como prestar contas de todos os pontos do trabalho e garantir a integridade e moralidade da obra escrita. Nesse caso, é um trabalho individual e a obra também é chamada de obra individual.

 

Os direitos morais — que garantem a obra protegida por direitos do autor — e os direitos patrimoniais — referentes à venda e distribuição da obra — são exclusivos do autor.

O que é o coautor?

Se o autor é um trabalho individual, a coautoria é quando dois ou mais autores escrevem sobre um tema de comum interesse e é chamada de obra coletiva. No caso de uma obra que pareça ser um trabalho individual, mas se houver contribuição nas informações que o autor já inseriu, essa obra pode ser considerada como um trabalho de coautores.

 

Esse formato de produção pode ser visto com frequência em músicas, onde raramente apenas um compositor é envolvido. Por envolver mais pessoas, cada contribuição precisa estar identificada e a obra não pode ser publicada sem a autorização de todos os autores envolvidos.

 

Os direitos morais são garantidos em igualdade de condições para todos os autores da obra. Já os direitos patrimoniais precisam ter a participação definida de cada autor e o percentual de retribuição em caso de comercialização.

O que é o colaborador?

Como o próprio nome sugere, o colaborador tem uma participação secundária na obra e pode atuar na produção, revisão, fiscalização e atualização da obra, porém não tem os mesmos direitos que o coautor ou autor. Esse cuidado precisa ser definido na criação e desenvolvimento da obra para não ter problemas futuros nos direitos morais e patrimoniais.

 

Se há uma participação direta na criação de um texto, é um coautor e não colaborador; por isso, é necessário ficar atento aos convites que surgem como “colaborador”.

Conheça mais sobre a SC Editorial

 

Nós te ajudamos em todo o processo da obra, incluindo a participação de mais pessoas, e garantimos que todos os direitos dela sejam protegidos. Conheça os nossos serviços no site, leia mais conteúdos no blog e solicite um orçamento por meio de uma mensagem no WhatsApp ou pelo e-mail sueli@sceditorial.com.br.