WhatsApp
Sobre Nós

ISSN e ISBN

Quer legalizar a sua obra ou fazer a sua primeira publicação? Conheça os identificadores ISSN e ISBN e qual é o mais adequado para você!

-

Se você é autor, produtor de conteúdo, ilustrador ou atua na área e está prestes a realizar a sua primeira publicação ou já trabalha no setor, mas quer se profissionalizar, deve ter se deparado com diversas siglas e muitas informações sobre os identificadores para a sua obra. Eles fornecem identidade para cada criação, o que a torna única e intransferível.

É fácil de confundir ou não entender o que você realmente precisa para o seu livro, revista, site, blog e etc. Neste conteúdo, você conhecerá o que é o ISSN e o ISBN e quais as principais diferenças entre eles. Desta forma, ficará mais fácil decidir o que melhor se aplica para a sua obra.

ISSN

A sigla ISSN, traduzida do inglês, significa Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas e é associada com o título da publicação. A grande diferença já pode ser percebida na palavra seriada: as publicações seriadas possuem uma periodicidade e podem ser um jornal diário ou um anuário. O importante é ter uma regularidade.

Quais publicações podem receber o ISSN?

- Jornais;

- Publicações anuais (relatórios, listas, pesquisas, etc.);

- Diários;

- Revistas;

- Sites;

- Coleções

- Base de dados;

- Blogs;

- Etc.

Por que ter o ISSN?

O ISSN não é obrigatório, mas ajuda a identificar e a encontrar a obra. Para o editor, há uma visibilidade na busca em bases de catálogos e bibliotecas, sejam elas eletrônicas, físicas, internacionais ou nacionais. Muitas bibliotecas utilizam o ISSN para organização dos títulos das publicações seriadas.

Dúvidas sobre o ISSN

Tem uma revista online, mas também existe a versão gráfica comercializada, por exemplo? As duas versões precisam de ISSN diferentes. Sempre que alguma publicação estiver em mais de um formato, um novo ISSN precisa ser gerado. Importante ressaltar que a partir do momento de emissão, a identificação precisa estar presente em cada exemplar.

Escreveu um livro que foi sucesso no país de publicação e agora quer publicar para o exterior? Cada edição deverá ter o seu próprio ISSN. Agora, se a publicação acontecer na mídia online e no mesmo endereço (URL), mesmo com idiomas diferentes, um único ISSN é suficiente.

ISBN

Já a sigla ISBN — Padrão Internacional de Numeração de Livro — é um sistema internacional que identifica título, autor, país e editora de forma padronizada e individualizada por edição. 

A sua identificação, também numérica, é convertida em código de barras, o que facilita a sua distribuição e comercialização em outros países.

Quais publicações podem receber o ISBN?

- Anais, seminário e encontros;

- Guias;

- Livros impressos

- Relatórios públicos

- Aulas e cursos em vídeo (educacionais e comercializados);

- Apostilas de concursos;

- Publicações em braile;

- Mapas;

- Etc.

Por que ter o ISBN?

Com o monitoramento das edições e publicações, a obra fica mais fácil de ser encontrada em qualquer lugar do mundo e com detalhes do número de vendas e outras informações. 

Em casos de novas versões ou atualizações, há uma padronização na identificação tanto para os leitores quanto para o autor ou o responsável envolvido. Como exemplo, um livro tem uma nova tiragem pois houveram mudanças na capa e em alguns capítulos. As versões distintas, antes e depois da nova tiragem, também serão diferenciadas.
 

Com o ISBN, em alguns países é possível receber pagamentos por empréstimos da sua obra para bibliotecas públicas, seja você um autor, ilustrador ou etc

Dúvidas sobre o ISBN

Da mesma forma do ISSN, cada formato exige um novo ISBN. Como exemplo, se você publicar um livro impresso e desejar disponibilizá-lo em um eBook, serão formatos diferentes com ISBN diferentes. 

Principais diferenças entre ISSN e ISBN

Enquanto o ISSN é conferido somente às publicações seriadas — aquelas com frequência — o ISBN é atribuído a livros e/ou outras publicações monográficas que não necessariamente terão mais de uma versão ou edição. 

Em alguns casos elas são complementares e uma mesma publicação pode ter as duas identificações, como é o caso da monografia seriada: documentos independentes que são reunidos por um mesmo título. 

-

Precisa legalizar a sua obra? Nós podemos te ajudar! A SC Assessoria Editorial auxilia em todo o processo para que você não tenha problemas futuros. Tem alguma dúvida ou precisa realizar algum orçamento? Estamos no WhatsApp e no e-mail sueli@sceditorial.com.br.