Bibliotecário
Você sabia que no dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário? A data foi escolhida por ser a data de nascimento do Manuel Bastos Tigre, bibliotecário, escritor e poeta.
Você conhece quais são os serviços que um bibliotecário realiza e os principais desafios que os profissionais enfrentam? Confira em nosso novo conteúdo!
O que os bibliotecários fazem?
O profissional é comumente ligado à presença física dentro de bibliotecas. Por mais que o conceito do que é uma biblioteca mudou com o tempo — de espaços voltados para compra de livros até lugares para encontros e leituras — não existe biblioteca sem bibliotecário.
Nesses espaços, eles avaliam as obras, fazem a categorização e organização. Porém, sua presença não está restrita ao ambiente da biblioteca. Um dos principais desafios é que as pessoas reconheçam a importância do bibliotecário para a legalização das produções editoriais.
Serviços dos bibliotecários nas produções editoriais
Ao utilizar as obras como exemplo, o autor precisa recorrer a um bibliotecário para cuidar de toda a parte burocrática do livro. Alguns desses serviços realizados pelos profissionais são:
-
Registro de ISBN e código de barras: é o sistema que identifica título, autor, país e editora de forma padronizada e organizada;
-
Ficha catalográfica: documento com informações como título da obra, autor, número de páginas, assuntos e etc;
-
Pesquisa iconográfica: é o trabalho de pesquisa para as imagens de uma obra;
-
Registro de direitos autorais: complementar ao registro ISBN, o registro garante a propriedade intelectual e protege contra a pirataria editorial.
Consegue ter uma dimensão da importância do bibliotecário em todo o processo da obra?
Os desafios com as novas tecnologias
Se essa profissão pode parecer ultrapassada pelo avanço de novas tecnologias, saiba que nem a tecnologia é capaz de superar o trabalho. São os mesmos profissionais que podem auxiliar na publicação e registro de ebooks na plataforma digital em que preferir e também fazer a análise dos livros publicados no ambiente digital para catalogação.
Uma das atividades também exercidas é a análise de fake news. Os bibliotecários precisam cuidar, avaliar e catalogar tudo o que se encaixa como notícia falsa para auxiliar o público e prevenir a desinformação.
A formação dos profissionais
Os bibliotecários devem ter diploma em biblioteconomia — curso bacharelado com duração de 4 anos para exercer a função. São esses profissionais que navegam por meio de um mar de informações para ajudar leitores, autores ou outras funções a encontrarem o que é mais útil para as suas necessidades.
Nós, da SC Assessoria Editorial, prestamos serviços para que o autor consiga tirar a sua obra da ideia e colocá-la em veiculação sem se preocupar com a parte burocrática. Precisa de algum serviço que não sabia que os bibliotecários faziam? Entre em contato e solicite um orçamento pelo WhatsApp ou pelo e-mail sueli@sceditorial.com.br.
Confira também o nosso blog, com conteúdos que podem responder algumas das suas principais dúvidas!