WhatsApp
Sobre Nós

Escrever artigos

Só de ouvir a palavra “artigo” você já se assusta? Parece algo intimidador para muita gente, mas escrever e publicar artigos podem ser de grandes contribuições para a sociedade e até para a carreira profissional de quem os escreve. É comum ter dificuldade em sua redação, já que podem ser extremamente técnicos e com diversos processos.

 

Se você já está escrevendo algum artigo ou tem vontade de iniciar a escrita, listamos oito dicas que vão te ajudar a destravar e a publicá-lo. 

Não se apegue as regras

Talvez você tenha se deparado com alguns conteúdos ditando regras de escrita para um melhor artigo. A verdade é que não existe uma receita pronta, mas sim boas práticas para ter um bom desempenho. Cada artigo é único, sem cópia — tenha cuidado com o plágio! — e é isso tudo que os torna tão interessantes.

Defina o que você quer falar

Escrever um artigo só para falar que já publicou algo não é uma justificativa válida. Qual o tema que você quer abordar? Qual a sua relação com o tema? Você já pediu a opinião de outras pessoas sobre a ideia que tem? 

 

Todas essas respostas podem te ajudar a chegar em um tema que tenha afinidade com os seus gostos e você decide se será mais generalista ou especialista para iniciar a sua pesquisa.

Invista tempo na pesquisa

É normal que após a definição do tema já queremos iniciar a escrita, mas a parte mais importante do artigo é a pesquisa: etapa que você deve dedicar mais tempo. Procure por referências no Google Scholar, revistas internacionais e crie filtros no Google Alert com palavras-chave relacionadas ao seu tema.

Faça curadoria de conteúdo

Depois de selecionar diversos materiais e fontes, tente criar associações e combinações entre os que têm maior relevância para o seu artigo. É interessante observar que podemos criar uma nova linha de raciocínio — o que é extremamente importante para o seu artigo — em cima de conteúdos já existentes que apenas precisavam ser agrupados.

 

Defina estrutura

Percebe como a escrita é só uma etapa dentre muitas? Prestes a iniciar a escrita, defina como será a estrutura do seu artigo: o que você quer trazer na introdução, como será o desenvolvimento e qual a conclusão. 

 

Acrescente tópicos dos temas nessa divisão e tente visualizar uma cronologia em toda a estrutura. Faz sentido para você e para o leitor?

Fuja do complexo

Quando alguém faz menção aos artigos, é comum pensar em linguagem teórica e complexa. Dependendo do público que você quer atingir, alguns termos serão imprescindíveis, mas tente deixar a leitura simples, já que palavras difíceis podem restringir a acessibilidade.

 

Mesmo que tenha um público específico, não se esqueça das demais pessoas que o artigo possa alcançar durante a escrita e revisão. Tenha sempre uma versão em inglês para aumentar a abrangência.

Escolha onde publicar

Com o artigo pronto, é hora de colocá-lo em veiculação e tornar os resultados da pesquisa acessíveis para outros pesquisadores. Procure por veículos relevantes e de autoridade como: anais de eventos, revistas científicas ou periódicas como o SciELO, além do Google Scholar. Você também pode acrescentar o artigo em seu currículo.

Acompanhe os resultados

Após escolher onde publicar, mensure os resultados para saber quantas pessoas acessaram, quantas visualizaram e qual foi a quantidade de downloads. Dessa forma, você pode realizar ajustes para tornar o acesso do seu artigo mais fácil para pesquisadores de todo o mundo.

 

Nós gerenciamos o contato entre você e revistas para aplicação do seu artigo científico para obter o ISSN — Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. Entre em contato e solicite um orçamento pelo WhatsApp ou pelo e-mail sueli@sceditorial.com.br.