WhatsApp
Sobre Nós

Escrita para crianças

No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil — data em que o escritor Monteiro Lobato nasceu e que celebra a importância da literatura infantil. Você já deve ter se deparado e consumido por diversas vezes obras como Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Oz, Sítio do Picapau Amarelo, O Pequeno Príncipe e até as aventuras da Turma da Mônica.

 

Todas essas obras, além de terem a missão de entreter, ajudam na formação das crianças e principalmente no desenvolvimento da leitura. Muitos brasileiros aprenderam a ler e tiveram um interesse maior em buscar outras obras com os gibis da Turma da Mônica; há adultos que colecionam todos os gibis até hoje.

 

Mas com tanta tecnologia e outros formatos de entretenimento, será que as crianças perderam o interesse na leitura? A boa notícia é que não, de acordo com uma pesquisa da Education Week de 2017. É claro que o formato de leitura mudou: hoje existem livros digitais que facilitam o acesso para mais obras, mas ainda assim 65% dos entrevistados preferem os livros impressos. 

 

O que tornou-se mais desafiador é que mesmo que haja o interesse, a concorrência com outros autores e produtores de conteúdo aumentou e a obra precisa ter maior destaque para conseguir chamar a atenção e se tornar um ritual: seja para leitura antes de dormir junto com os pais ou para um café da manhã de um domingo.

Dicas para escrever um livro infantil

Se você é autor e quer escrever uma obra para o público infantil, listamos 8 dicas que vão te ajudar a se conectar com as crianças.

 

  1. Tenha um objetivo

A sua obra tem o objetivo de ajudar no desenvolvimento da leitura ou tem a missão de explicar algum acontecimento de forma mais lúdica? Tenha em claro um objetivo para conseguir medir o sucesso da obra.

 

  1. Defina o público-alvo

Embora o público seja infantil, há diversos subgrupos dentro dele e quanto mais segmentado for, maior a chance de êxito. A escrita para crianças de 0 a 4 anos é totalmente diferente da redação para crianças de 8 a 10 anos.

 

  1. Adapte a linguagem

As obras para crianças não são fáceis de produzir. Considere o desenvolvimento do público e aproxime-se deles adaptando a linguagem e utilizando gírias que possam criar uma identificação.

 

  1. Crie um universo

Todas as obras citadas de exemplo são ricas em detalhes do universo: estão ambientadas em lugares específicos com cores, aromas, cheiros e características próprias. Aposte em deixar o seu universo único!

 

  1. Busque inspirações

Inspiração é diferente de plágio. Consuma diversos tipos de artes, incluindo as que são para outros públicos e tente criar conexões com a sua ideia original; essa pesquisa pode facilitar o processo de construção do universo.

 

  1. Moral da história

Qual é a lição aprendida? Como os personagens se desenvolvem? A conclusão precisa ensinar algo para a obra agregar no desenvolvimento das crianças.

 

  1. Invista em ilustrações e em experiências

Dependendo da idade do seu público, é essencial a presença das ilustrações para aguçar a imaginação dos leitores. Invista também em texturas, no caso de livros físicos, para proporcionar uma boa experiência.

 

  1. Esteja com a sua obra regularizada

Depois de escrever e revisar, é hora de assegurar os direitos da sua obra, ter todos os registros exigidos e até realizar pesquisas iconográficas se necessário. Nós, da SC Consultoria Editorial, podemos te ajudar nesse processo para você só se preocupar com o sucesso da sua obra.

 

Envie suas dúvidas e solicite um orçamento pelo WhatsApp ou pelo e-mail sueli@sceditorial.com.br.