Rotina de escrita
A tarefa de escrever não é fácil; ela exige concentração total na atividade sem distrações ao redor. Se você trabalha com a escrita, pratica por prazer ou quer iniciar na área, a rotina de escrita deve fazer parte do seu dia a dia. E se escrever uma vez só já é um desafio, imagine precisar produzir textos de forma frequente?
O bloqueio criativo ou o investimento de muito tempo nessa atividade são algumas das principais dificuldades. Como manter a qualidade dos seus textos quando precisa virar uma rotina, seja pela profissão ou diversão? A resposta é: criando uma rotina de escrita adequada.
É comum querermos que nosso primeiro texto saia perfeito e nunca mais precise de ajustes ou ouvirmos que a escrita melhora com uma frequência de leitura. A verdade é que somente o tempo e esforço que colocamos na atividade podem fazer com que a escrita evolua; por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar na evolução como escritor e na criação da sua rotina de escrita.
Dicas para criar uma rotina de escrita
A primeira dica é criar um ritual para o momento, algo parecido com o que fazemos quando vamos dormir: diminuímos a iluminação, colocamos uma roupa confortável e reduzimos o som para que o corpo entenda que é momento de relaxar. Com um ritual, como pegar uma xícara de café e se alongar, por exemplo, o corpo também pode entender que aquele momento é dedicado para a escrita.
Um passo de cada vez
A vontade é grande de já iniciar essa rotina produzindo diversos textos, mas a menos que você tenha a obrigatoriedade de escrever muitos textos, comece a sua rotina aos poucos, sem horários longos. Que tal experimentar meia hora para a escrita e se você atingir essa frequência por 1 mês, testar quarenta e cinco minutos? A frequência importa mais que a duração e precisa ser definida por você e suas demandas.
Tenha um cantinho fixo para a atividade, ele será muito útil para a criação do ritual de escrita. E não é por ser fixo que necessariamente precisa ser na sua casa. Se você se sente bem em uma cafeteria, por exemplo, o espaço pode ser a melhor opção.
Horários e ambientes
Como parte da rotina, defina horários específicos para escrever. Se você tem mais energia de manhã, que tal separar um momento desse período para testar? Agora se você é da noite e se sente mais produtivo nessas horas, também é uma boa opção. Não existe regra; tudo deve ser definido pela forma que melhor se adapta à sua rotina.
Prepare o ambiente e separe os itens necessários e os itens de conforto. Se você escreve de forma analógica, pegue um lápis, caneta, borracha e papel, além da água. Já se você é do digital, tenha o seu notebook e carregador em mãos. Os itens de conforto podem ser um quadro de um momento importante da sua vida, alguma frase de incentivo ou até algum objeto de decoração que tem um significado especial para você.
Lembranças do início
Para acompanhar a evolução da sua escrita, crie uma pasta com todos os textos. De tempo em tempo, releia um texto antigo e analise o que faria de diferente se fosse reescrevê-lo hoje. Também é válido você criar uma pasta com todos os elogios que já recebeu: vale captura de tela, áudio, mensagens e etc. Quando bater o desânimo, você recorre à ela para lembrar de toda a sua caminhada.
Por fim, mas não menos importante, desconecte-se do celular durante o período — desligando-o ou desativando as notificações — e faça pausas quando necessário, seja uma caminhada, um café ou um alongamento.
Benefícios da rotina de escrita
O hábito de ter uma rotina de escrita, além de melhorar as habilidades, ajuda a reduzir a ansiedade, pois você já está familiarizado com a prática e sabe o que é necessário para que o novo texto seja um sucesso.
Depois de tanto escrever, deseja publicar as suas obras? Nós podemos te ajudar com os registros para que você e sua obra estejam seguros. Envie uma mensagem no WhatsApp ou por meio do e-mail sueli@sceditorial.com.br.