Leitura beta, crítica e sensível
Já encerrou a escrita do seu livro, contratou um revisor e é o momento de enviar para a impressão e disponibilizar a obra para o seu público? Será mesmo que essa é a melhor opção?
E se, antes de enviar para o mercado, você contratasse leitores profissionais para apresentar erros e formas de melhorar a sua história? Pode surgir o pensamento: por que contratar alguém que pode criticar a obra e impactar o seu ânimo? Tudo isso é para garantir uma qualidade e entrega melhor quando o seu livro chegar nas prateleiras. Afinal, você quer que ele tenha sucesso. Certo?
Existem 3 tipos de leituras profissionais: crítica, sensível e beta.
Leitura crítica
O principal objetivo é analisar as conexões da história. Há estrutura, coesão, os personagens são bem construídos, o tom de voz permanece ao longo do livro? Tudo o que pode tirar o público da história é percebido na leitura.
O profissional também analisa o ritmo da história, a construção de plots principais e secundários e até o impacto da obra no mercado. O livro será bem aceito pelo mercado ou pode sofrer alguma resistência?
Além dos pontos de melhoria, também há indicação dos pontos altos da história e que devem ser mantidos pois prendem a atenção do público. Se tem impacto na experiência do leitor, a leitura crítica identifica. Vale ressaltar que não é uma revisão ortográfica, mas sim uma análise de toda a história.
Leitura sensível
A missão é encontrar lacunas e erros ao abordar representatividade e minorias sociais. Será que sua história ofende algum grupo e você não percebeu durante a escrita?
Essa leitura é ainda mais necessária se você não faz parte do grupo abordado no livro. Exemplo: você aborda alguma cultura específica, mas não vivencia ou nunca teve experiência com ela.
A leitura pode ser contratada desde a escrita dos primeiros capítulos como forma de acompanhamento. Sua obra tem personagens que podem representar alguma minoria? Contrate um profissional de leitura sensível. Agora, a sua história também não tem nenhum personagem de minorias sociais? Contrate também, pois podem existir ofensas aos demais grupos.
A principal vantagem é tornar o livro mais próximo do grupo representado e, consequentemente, criar uma conexão melhor, além de demonstrar o cuidado e preocupação na criação da obra.
Leitura beta
Depois das duas leituras e revisão, chegou a hora de ter uma avaliação de um profissional como leitor da obra para os últimos ajustes. Ele analisará toda a história, destacará os pontos altos e os pontos de melhoria, fará questionamentos e tudo mais que for necessário para que a obra ganhe destaque quando estiver disponível. É preciso estar preparado para as críticas.
É recomendável que esse profissional seja do público-alvo definido na criação do livro. Se for um romance para mulheres entre 25 a 30 anos, busque por profissionais com o comportamento parecido. Não vale amigos e familiares nesse feedback, pois não há o mesmo teor teórico que uma profissional.
Ao finalizar as 3 leituras, a sua obra estará mais que pronta para ir ao mercado. Antes, verifique se você já tem todos os registros disponíveis para estar legalizado e não sofrer com problemas futuros. Nós podemos te ajudar com a legalização da sua obra! Envie-nos uma mensagem pelo WhatsApp ou no e-mail sueli@sceditorial.com.br.