Young Adult e New Adult
Você já ouviu falar sobre categorização de grupo de livros, autores e temas? Essa é uma prática conhecida no mercado internacional e é mais uma forma de organização das obras.
A importância dessa categorização é que as livrarias — físicas e online — conseguem oferecer livros para atender os mais diversos tipos de público, criam uma maior identificação e tornam os espaços mais democráticos. Há opções de leitura para todas as pessoas e todos os gostos.
Nos últimos anos, duas categorizações ganharam mais espaço no mercado literário e são apontadas como tendência: Young Adult e New Adult. É válido frisar que elas não são gêneros literários para não existir confusão, mas sim uma forma de categorização
A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre cada uma delas e suas características.
Young Adult
Ou Jovem Adulto, atinge o público na adolescência — por volta dos 14 anos — até o início da vida adulta na faixa dos 20 anos. As narrativas representam os mesmos acontecimentos dessa faixa etária: sexualidade, bullying, conflitos familiares e etc.
A diferença é que mesmo com a abordagem de temas delicados na maioria dos casos, a ambientação ocorre em cenários fantasiosos e distópicos. O Livro “A Culpa É das Estrelas” é um exemplo bem-sucedido e chegou a registrar 110.000 vendas em um único mês, de acordo com A Veja.
Outro exemplo mais recente é “Heartstopper”, que conta com 4 volumes em sua obra e foi transformada em série pela Netflix com recordes de exibição. A história envolve descobertas de sexualidade durante o ensino médio. Muito comum, não é? O livro e filme “A Culpa É das Estrelas” é mais um exemplo de obra para Young Adult.
New Adult
Ou Novo Adulto, é o público que transita entre o Young Adult e Adulto. O leitor Young Adult hoje é provavelmente o New Adult no futuro, com o mesmo comportamento de leitura. Essa categorização transita entre os 20 e 30 anos de idade.
As abordagens são similares às do Young Adult, porém de uma forma mais madura. Se no Young Adult os problemas envolvem bullying, no New Adult aborda-se problemas familiares, desafios no trabalho e o início de muitos acontecimentos novos: mudança de casa, relacionamentos, primeiro emprego, primeira casa própria, casamento e etc. É a consequência do público Young Adult com suas questões e autodescobertas desde a adolescência.
Se lá há um universo fantasioso para deixar as situações mais leves, aqui a realidade é mais presente e até explícita. Um exemplo de livro New Adult é o “Não era você que eu esperava” que aborda um encontro inesperado de um pai com uma filha que possui Síndrome de Down. Outro exemplo é a obra “As cinco pessoas que você encontra no céu” com a história de um mecânico de parque de diversões que morreu no dia do seu aniversário.
As duas categorizações vão de encontro ao público em momentos diferentes de suas vidas. Se você, autor, planeja escrever alguma obra que tenha relação com as categorizações, invista em conhecer mais o seu público para que a obra alcance o sucesso desejado.
Não se esqueça também de ter todos os registros em seu livro para que você não tenha preocupações no futuro. Nós te ajudamos! Entre em contato e solicite mais informações pelo WhatsApp ou pelo e-mail sueli@sceditorial.com.br.