Assessoria editorial
Se você é estudante, professor ou trabalha no meio acadêmico, já deve ter precisado editar materiais dentro de diversas normas e orientações. Tudo isso visa garantir que as informações presentes neste trabalho são seguras e estão organizadas para que exista um fácil acesso quando outros estudantes forem consultar o mesmo material no futuro.
Para celebrar o mês do estudante, trouxemos uma curiosidade: você sabia que também existe uma Normalização de Materiais Institucionais e Acadêmicos? Todo o material que é consumido por alunos e profissionais para criar novos trabalhos precisa de uma formatação específica em um padrão com uma linguagem uniforme. Eles ajudam no desenvolvimento de cada aluno e asseguram uma maior credibilidade para as instituições.
A Normalização de Materiais Institucionais e Acadêmicos pode envolver a formatação da folha de rosto, sumário, resumo, título e subtítulos, parágrafos, tabelas, figuras, citações e referências. De modo geral, é tudo o que está presente em um trabalho ou material acadêmico e/ou estudantil.
De acordo com a ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas — tão conhecida pelos estudantes e professores, essa normalização é o estabelecimento de normas a serem utilizadas nas produções acadêmicas brasileiras e institucionais. Para o tema ficar de fácil entendimento, trouxemos alguns exemplos de clientes nossos, serviços aplicados e eventos que abordam o assunto.
O UNINTER — Centro Universitário Internacional — com 13 polos ativos no exterior e cerca de 550 mil alunos formados — veio com a demanda de realização de fichas catalográficas para os seus materiais educacionais. As fichas são documentos com informações para facilitar a catalogação da obra. Nós já preparamos um conteúdo sobre o tema.
A Amplla Editora também é um de nossos clientes. A editora é uma iniciativa de pesquisadores que visam estimular as publicações de trabalhos acadêmicos com a comunidade científica para ampliar o conhecimento e as relações que podem ser criadas entre profissionais atuais e futuros. Nós realizamos a ficha catalográfica para publicação dos trabalhos acadêmicos como livros e parte de livros.
Outro exemplo no setor educacional é a Editora Educandus, que tem como objetivo editorial desenvolver livros e produtos impressos e digitais com qualidade. Seu foco de atuação é em livros que abrangem o final da educação infantil até a conclusão do ensino fundamental. Os serviços requisitados são variados. Confira quais serviços exercemos.
Em 2021, nós participamos do Encontro Nacional das Revistas Científicas do Brasil, evento que abordou os principais problemas e burocracias que as revistas científicas enfrentam no dia a dia. Na programação, alguns temas como gerenciamento de editores e coeditores e segurança jurídica nas publicações das revistas científicas foram abordados.
Nossa fundadora, Sueli Costa, palestrou no evento com o tema sobre assessoria editorial e acadêmica. No mesmo ano, foi reconhecida nacional e internacionalmente pelos serviços prestados à comunidade acadêmica e científica e contribuição ao Conselho Editorial da RCMOS — Revista Científica Multidisciplinar O Saber.
Contate-nos para conhecer mais sobre a assessoria editorial, o universo estudantil e descobrir como podemos ajudar você! Solicite um orçamento via mensagem pelo WhatsApp ou, se preferir, pelo e-mail sueli@sceditorial.com.br.