WhatsApp
Sobre Nós

Ficha catalográfica

O que é a ficha catalográfica?

É um documento com informações para catalogar a obra. Embora a localização não seja uma norma, é fácil de identificar onde a ficha catalográfica está localizada. Abra qualquer livro que esteja próximo de você e localize o verso da folha de rosto; provavelmente a ficha estará lá.

 

O processo de catalogação teve início no ambiente físico há muitos anos, pois encontrar as obras em longos corredores e sem uma padronização poderia levar horas e, graças ao avanço da tecnologia, essa organização também foi transferida para o ambiente digital, como consultas em e-commerces e bibliotecas online.

 

As informações precisam ser as mesmas em todas as fichas catalográficas, porém a diagramação pode variar: nem sempre a ficha precisa estar dentro de um retângulo e com as mesmas fontes. Caso você vá publicar um livro de ficção e queira trazer a experiência desde a capa, a ficha catalográfica pode estar inserida no contexto com outras fontes tipográficas.

 

Ela é obrigatória desde 2003 em qualquer obra, de acordo com a lei 10.753/03 que exige a ficha de catalogação para publicação. Porém, a ficha não protege o direito intelectual do autor em caso de plágio ou utilização indevida. Neste caso, conheça o que é a pirataria editorial e como se proteger.

Qual a utilidade da ficha catalográfica?

Sua principal utilidade é auxiliar profissionais bibliotecários no encontro de autores, títulos, temáticas, palavras-chaves e mais especificidades que a obra disponibilizar. A catalogação é padronizada no Brasil e está em conformidade com normas internacionais. 

 

A ficha também pode ser utilizada em citações de trabalhos acadêmicos. Imagine que um estudante encontre a sua obra pela temática, já com a ajuda da catalogação, e deseja utilizar um trecho de uma fala em um trabalho de conclusão de curso. A citação torna-se mais fácil com a identificação da ficha catalográfica, o que pode fornecer visibilidade para o autor.

O que é necessário em uma ficha catalográfica?

Se recorda que as informações precisam ser as mesmas em todas as fichas? Confira o que é necessário:

  • Título e subtítulo da obra: somente a primeira letra e nomes próprios em letras maiúsculas;

  • Nome do autor: as letras inicias do nome e sobrenome devem estar em letras maiúsculas;

  • ISBN: padrão internacional de numeração de livro. Saiba mais aqui;

  • Assuntos: indicação do conteúdo abordado;

  • Número da edição

  • Editora

  • Local de publicação

  • Número de páginas

  • Número de chamada: é um código com letras e números para ajudar na identificação em bibliotecas. Ele pode ser traduzido através de tabelas de classificação decimal como a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e a Classificação Decimal Universal (CDU).

Quem pode fazer a ficha catalográfica?

Depois de entender o que é e quais informações são necessárias na exibição, você pode querer fazer a sua própria ficha catalográfica para a obra, mas atenção: somente bibliotecários registrados no Conselho Regional de Biblioteconomia com o padrão internacional estabelecido em 1976 podem fazer a ficha catalográfica.

 

E agora? Você pode contar com o serviço de ficha catalográfica da SC Assessoria Editorial. Envie uma mensagem para nós no WhatsApp ou um e-mail para sueli@sceditorial.com.br. Esperamos você!