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Autopublicação e Tiragem

Obra nos ajustes finais de diagramação, revisão e, ao finalizá-la, é hora de colocá-la à disposição dos leitores. Mas quantas tiragens fazer? Qual é o seu público? Será que aquela lista de amigos interessados é um bom parâmetro?

 

É melhor encomendar uma quantidade alta para garantir que se as vendas forem um sucesso não faltará para ninguém ou é melhor ter poucos exemplares no mercado por conta da verba disponível?

 

Antes da tiragem, é preciso definir qual o tipo de papel, as cores, o tamanho, detalhes na capa, texturas e etc. Tudo isso ajuda a contar e a reforçar a história da sua obra. 

 

Feito isso, é hora de descobrir quantas pessoas podem estar interessadas na sua obra. É interessante utilizar o recurso de pré-venda com um valor promocional e até uma lista de interesse coletando dados dos interessados para um contato no momento que o livro estiver à venda. Algo importante aqui é ter uma margem: nem todos os interessados devem comprar o livro de fato ou o interesse pode ser maior do que foi mapeado.

 

Quando fala-se de baixa tiragem, é uma quantidade entre 100 a 500 exemplares. É um número interessante para autores independentes ou não tão conhecidos no mercado que muitas vezes precisam investir do próprio bolso em suas obras. Outro fator que deve ser levado em consideração é o estoque dos livros. Imagina comprar milhares de tiragens e não ter espaço para um armazenamento adequado?

 

É fundamental ter o pé no chão e um conhecimento do público para não calcular quantidades muito além da procura. Se a quantidade de interessados for baixa, trabalhe em estratégias de divulgação para aumentar essa procura, pois quanto menor for a tiragem, maior o valor do custo unitário por obra impressa — o que pode trazer prejuízos ou dificuldades de ter um valor definido na pré-venda.

 

O ideal é ter uma quantidade de livros que tenha venda rápida e não permaneça muito tempo no estoque. Caso a quantidade acabe, você pode disponibilizar uma nova lista de espera e quando atingir um número próximo da baixa tiragem, um novo pedido é feito. Dessa forma, você não fica com prejuízos e consegue atender todas as pessoas interessadas na sua obra.

 

Outra alternativa para os autores independentes é a microtiragem artesanal, em que é possível fazer um único exemplar do livro. Embora a qualidade nos detalhes não seja a mesma de uma gráfica, o custo é válido. Lançar o livro em formato digital é também uma boa opção que ajuda a reduzir os custos de produção e pode fazer com que a sua obra chegue para mais pessoas por um valor menor e de forma mais prática.

 

Lembre-se que antes de qualquer impressão da sua obra, é importante que você tenha o registro dela para que consiga usufruir de todos os direitos. Leia os outros conteúdos disponíveis no blog e envie uma mensagem no WhatsApp ou no e-mail sueli@sceditorial.com.br com a sua dúvida ou solicitação de orçamento.