Formatos de livros
Você já olhou para a sua estante de livros e viu a diversidade que existe entre formatos, espessura das folhas e modo de encadernação? Essa etapa pode não ter a devida atenção dos autores durante o processo de criação de uma obra, mas ela pode ser o diferencial para garantir que o livro seja um sucesso ou não quando for lançado.
Vale investir um tempo para testar e escolher bem como será a parte impressa do livro: será que as pessoas conseguirão ler todas as palavras de forma confortável? As imagens estarão em tamanho bom para serem visualizadas? Mesmo com os eBooks, muitos leitores ainda preferem a versão física para se conectarem ainda mais com as histórias.
Tamanhos de livros
Os livros “pocket” ou “de bolso” têm uma dimensão de 11,5x18cm (largura x altura). Eles possuem o menor custo de impressão por conta do tamanho e são ideais para serem transportados em todos os lugares — é fácil e leve de carregar.
A melhor indicação é que tenha por volta de 200 páginas em média. Um volume muito acima disso pode causar cansaço na leitura.
O tamanho um pouco maior — 13,8x21cm — deixa o volume de páginas mais espesso. É bastante utilizado no gênero de ficção e desenvolvimento profissional. Há uma grande adesão na impressão desse formato.
O formato mais comum no mercado é o 15,5x23cm — também pode ser 16x23cm. Em alguns lugares, é comum que haja uma variação de milímetros entre cada tamanho de livro. Esse tamanho atende até 1000 páginas, ideal para livros grandes e dos segmentos de romance, não-ficção, livros didáticos, jurídicos e outros.
Muito utilizado para livros infantis e no formato quadrado, o formato 20x20cm é ideal para obras que necessitam colocar em evidência as suas imagens. Livros comemorativos também costumam aderir a esse formato.
Por fim, o último tamanho popular no mercado é o 21x29,7cm, comumente utilizado em livros universitários, técnicos e de arte. Se a imagem é prioridade e no formato anterior ainda não esteve na melhor forma, esse formato é o ideal.
Tipos de papéis
Não só no tamanho dos livros, a escolha do papel importa na obra. Imagine se você publica um livro de 500 páginas em folhas que não aguentem o manuseio constante e acabam danificando? Qual será a experiência do leitor com a obra?
-
Offset: papel branco, utilizado em segmentos gerais e com gramaturas diversas;
-
Pólen: papel creme, popular nos segmentos de ficção, poesia e não-ficção;
-
Couchê: pode ter versões foscas e brilhantes, comumente utilizado em materiais ilustrativos;
-
Jornal: sua aplicação ocorre com alta frequência em gibis.
Por que investir tempo na escolha do formato do livro?
Testar e escolher a melhor opção para a impressão da sua obra é algo que tem impacto direto na leitura e nos pontos de venda. Se o seu livro tem muitas páginas consideradas para o segmento de livro de bolso, você pode mudar o formato para uma página maior, a quantidade de páginas é reduzida e pode ter uma melhor recepção do público.
Vale o exercício contrário também: livro em formato grande com poucas páginas transformado em livro de bolso com mais páginas.
Não se esqueça também de ter todos os registros disponíveis para que a sua obra esteja regulamentada e possa ser comercializada com a garantia de que você receberá todos os direitos. Precisa de ajuda com essa parte? Mande-nos uma mensagem no WhatsApp ou pelo e-mail sueli@sceditorial.com.br.