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Precificar livros

O dilema e o medo de muitos autores quando suas obras estão prontas para serem lançadas é: qual o preço delas? Será que o meu público estará disposto a pagar? Será que o sucesso ou o fracasso dependem dos preços?

 

Antes de ajudar a precificar o livro, é preciso entender que existem diferenças entre preço e valor. Preço é o que é pago pelo livro e valor é algo que vai muito além de preço. Pode existir valor emocional se o leitor se conectar com a obra ou até valor social quando o livro está em tendência e ter ele significa fazer parte de um grupo seleto de pessoas. Quanto mais valor uma obra entrega, maior poderá ser o preço cobrado.

Preço de custo

A primeira dica é listar todas as despesas envolvendo os livros: revisor, editor, ilustrador, registros, fichas catalográficas e etc. Independente dele ser físico ou digital, há custos para uma obra ir ao ar e ela precisa ser paga para que seja sustentável para você, autor.

 

Defina qual o preço de custo total independente da quantidade de livros. Temos um conteúdo sobre registros com tudo o que seu livro precisa ter para ser comercializado.

Análise da concorrência

Se o seu gênero é romance, qual o preço que outros autores cobram pelas suas obras? Um ponto de atenção nessa etapa é não se comparar com autores que já estão no mercado há anos caso você esteja no início da carreira.

 

Busque sempre pelos mesmos parâmetros: gênero, público, relevância, livro digital ou físico, qualidade dos materiais, capa, ilustrações, apoio de editoras e lojas e etc. Tudo isso influencia diretamente no preço.

Local de publicação

O livro será físico ou digital? Em quais livrarias ele será comercializado? É preciso levar em consideração as taxas cobradas nas plataformas de e-commerces e, em livrarias físicas, se o livro estiver disponível em um shopping de classe média rica, o preço pode ser um pouco maior do que se ele estivesse em um shopping mais popular.

 

Conhecer cada plataforma e a localização das livrarias podem influenciar diretamente nessa fase de planejamento, além de conhecer bem o público.

Público

Você já tem uma base de público formada? Qual o seu nível de autoridade com a audiência? O seu livro já tem uma lista de interessados em pré-venda ou você pensa em fazer uma lista?

 

Essa previsibilidade de pessoas que podem comprar o livro fornece uma direção da quantidade de unidades que podem ser comercializadas e são uma base para calcular um valor médio e qual será o retorno sobre o investimento (ROI) para que o autor tenha saúde financeira.

 

Todas essas dicas são para você ter uma longa carreira na escrita e garantir que esteja dentro dos padrões exigidos pelo seu público para aumentar ainda mais esse relacionamento entre todas as partes.

 

Confira em nosso blog um conteúdo especial sobre rentabilização de ebooks. Precisa de ajuda com o registro da sua obra? Envie uma mensagem no WhatsApp ou no e-mail sueli@sceditorial.com.br