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Metadados Editoriai

Este ano, o mercado editorial trouxe boas notícias para quem quer escrever o próprio livro e começar sua carreira como autor: o setor vem crescendo constantemente e, só em 2022, movimentou mais de R$2 bilhões de reais, comercializando 47,67 milhões de livros. 

Os livros digitais também ganharam uma parcela maior do mercado e, hoje, representam 6% do total de vendas de livros já que cada vez mais autores buscam a autopublicação para se aventurar neste setor. 

Porém, com uma quantidade grande de títulos sendo lançados todos os meses, autores iniciantes e independentes ficam na dúvida: 

Como fazer meu livro se destacar chegar até o leitor?

A resposta para esta pergunta pode estar nos Metadados da sua obra.

Metadados ou Metainformação são aquelas que, reunidas, representam um livro ou produto.

 No caso dos livros, podemos incluir aos metadados informações como título do livro, nome do autor, quantidade de páginas, assunto, ano de publicação, sinopse, capa, entre muitos outros dados possíveis de se acumular e que representam todos os aspectos da sua obra.

Qual a importância dos Metadados?

Reunir essas informações demanda atenção e estratégia já que, quando propriamente escritos, os metadados são uma ferramenta poderosa capaz de aumentar exponencialmente suas vendas ou, se mal pensada, tornar seu livro invisível.

Isso tudo porque eles são usados pelas ferramentas de buscas para combinar sua obra com o leitor ideal. Os algoritmos, ou inteligências artificiais, usam os metadados que você criou e os compara com os interesses de pesquisa do leitor, procurando por semelhanças.

Caso isso o algoritmo encontre essas similaridades, ele exibe sua obra para o leitor em buscas e anúncios. Caso contrário, seu livro não será visto e você perde uma (ou várias) chance de venda. 

Além disso, esse casamento entre leitor e obra não acontece apenas no digital. A tecnologia no mercado editorial permite que livrarias usem os metadados e algoritmos como parâmetro para abastecer os estoques de lojas físicas. 

Quando o volume de busca aumenta muito por um determinado título, os compradores de grandes livrarias os colocam no mix de compra para o estoque daquela loja.

Ou seja, metadados bem escritos podem ser o primeiro passo para realizar o sonho de ver seu livro nas prateleiras.

Mas como escrever os metadados?

Algumas lojas onlines, como a Amazon, tem diretrizes específicas sobre como escrever metadados que vão fazer com que sua obra seja reconhecida pela plataforma e apresentada aos leitores.

De modo geral, o mais importante na hora de reunir essas informações é ser fiel à obra e escolher palavras-chave que realmente definem o conteúdo e que não sejam redundantes.

A categorização do seu livro

Outro aspecto muito, se não o mais, importante dentro de um metadado editorial é a categoria na qual você vai classificar seu livro. 

Essas categorias funcionam como as sessões em uma loja física e definem em qual grupo de temas seu livro será exibido.

Hoje, a categorização mais utilizada no mercado hoje é a BISAC ou Book Industry Standards and Communications, que padroniza as categorias editoriais por códigos. 

A lista de categorias é extensa e pode ser um pouco intimidadora se você não está familiarizado com o processo. A boa notícia é que existem sites que explicam todo o processo. Vale a pena pesquisar.  

Como você pode ver, planejar os metadados da sua obra é uma parte importante do lançamento do seu livro, juntamente com o registro autoral, marketing e tantos outros aspectos que, juntos e bem executados, fazem do título um best-seller.

Se você precisa de ajuda para lançar sua próxima obra, envie uma mensagem no WhatsApp ou no e-mail sueli@sceditorial.com.br e solicite um orçamento.