Como encantar leitores
Depois de todo o árduo trabalho que você teve para que o seu livro chegasse até o seu leitor ideal, a última coisa que você quer é que ele largue a obra depois de algumas páginas e vá à procura de outra coisa.
Todos os livros de sucesso, seja ele acadêmico ou literário, tem uma coisa em comum: eles prendem a atenção dos leitores do começo ao fim e são impossíveis de deixar de lado.
Para te ajudar na tarefa de cativar seu leitor e ser o próximo best-seller do mercado, nós separamos algumas dicas para usar no seu próximo projeto.
1 — Apresente o conflito logo de cara.
Páginas e páginas descritivas e uma longas introduções só vão cansar o seu leitor.
Por isso, mostre logo nas primeiras páginas o que o personagem principal tem a perder se tudo der errado ou qual o seu objetivo com o estudo apresentado.
Fazer isso dá ao leitor um motivo para torcer e se identificar com a sua história desde o começo.
Então, gere curiosidade para o desfecho e a mantenha sempre ativa na mente dos seus leitores.
2 — Emocione quem lê.
Há um motivo para os programas de auditório de domingo à tarde fazerem tanto sucesso: eles brincam com o emocional dos espectadores a todo momento e você deve fazer o mesmo com a sua escrita.
Seja medo, aflição, amor, humor, dor ou qualquer outro sentimento, o importante é despertá-los no seu leitor e criar uma conexão emocional forte que se segue durante toda a obra.
Essa conexão também é possível em obras científicas ao trazer casos de pessoas que foram impactadas por suas descobertas. Trazer um lado humano para sua pesquisa gera identificação e relevância para seu trabalho.
3 — Capriche na apresentação e criação dos seus personagens.
E, algumas vezes, esse personagem pode ser você mesmo.
Antes de entrar nos pormenores da sua pesquisa, que tal se apresentar e mostrar o que te motivou a fazê-la? Qual seu objetivo? Por que você tomou as decisões que tomou durante o processo?
Trazer o lado humano do pesquisador ajuda o leitor a entender o porquê daquele projeto ser realizado e se identificar com as soluções propostas.
Já na ficção, o cuidado com as personagens deve ser ainda maior, afinal, um enredo mal construído ou clichê pode ser salvo por um personagem muito bem criado e cativante.
Quer um exemplo? Existem milhões de livros enemy-to-lovers no universo de romances, mas só uma Elisabeth Bennet. Orgulho e Preconceito tem um enredo shakespeariano de história de amor proibido, mas se destaca por seus personagens muito bem elaborados.
4 — Invista no plot twist
A previsibilidade pode afundar a sua obra, por isso, sempre que possível, adicione um elemento surpresa a sua narrativa.
Quem iria adivinhar que o psiquiatra era um fantasma em O Sexto Sentido? Ou no que a personagem principal de Um lugar bem longe daqui conseguiu esconder durante toda a vida?
Reviravoltas bem apresentadas marcam uma obra e mantém os leitores na ponta dos pés.
5 — Não se perca no enredo.
A narrativa, seja ela de uma pesquisa ou de um romance, é o cerne de toda obra, por isso um dos maiores erros que um escritor pode cometer é se perder em sua própria história.
Para que isso não aconteça, planejar antecipadamente cada etapa da sua obra pode vir a calhar, principalmente se o seu enredo tiver muitos detalhes como uma investigação em um livro policial ou o processo de uma pesquisa.
Trace um norte e planeje cada passo que vai levar o seu personagem do começo ao fim daquela aventura.
Lembrando que uma rotina de escrita estruturada e focada também pode te ajudar nessa tarefa.
Se você chegou até aqui, que tal colocar essas técnicas em prática e tirar do papel aquele projeto que está engavetado há meses.
E conte com a gente para te ajudar a fazer do seu lançamento um sucesso, envie uma mensagem no WhatsApp ou no e-mail sueli@sceditorial.com.br. Vamos fazer acontecer.