WhatsApp
Sobre Nós

Índice e Sumário

Você sabe qual é a diferença entre sumário e índice? É comum existir dúvidas sobre os termos e quais são as suas aplicações. O questionamento ocorre tanto nos leitores quanto em editoras e diagramadores, que podem vir a aplicá-los de forma incorreta, o que compromete a qualidade da obra. Neste conteúdo, você encontrará quais são as principais diferenças e os tipos de aplicação.

Os elementos: sumário e índice

Ambos estão presentes em obras como livros e trabalhos acadêmicos. Uma das principais diferenças está na localização dos dois elementos: enquanto o sumário é um elemento pré-textual, ou seja, está inserido antes de todo o conteúdo da obra, o índice é considerado um elemento pós-textual, após o conteúdo.

O que é o sumário?

É um elemento obrigatório de organização que facilita a localização de todas as partes do texto. Muitas vezes, quando os leitores vão às livrarias, um dos principais pontos que podem decidir uma compra, além da capa, é o sumário, pois permite ter uma visão rápida e geral de tudo que poderá ser encontrado.

 

Normalmente ele está localizado no início da obra, antes de qualquer introdução; também pode ser encontrado no verso da folha de rosto. Em obras com mais de um volume, o sumário precisa estar na mesma posição em todos os outros fascículos.

 

As seções, subseções e/ou capítulos devem aparecer no elemento. Outros exemplos de informações que podem estar presentes no sumário de acordo com a necessidade de cada obra: introdução, capítulos, posfácio, referências, anexos, o próprio índice e outros.

O que é o índice?

É o elemento que lista os artigos enumerados do texto. Se você é leitor ou pretende trabalhar com diagramação de livros, já deve ter reparado nas marcações em palavras ou em trechos do livro durante a leitura. O índice traz o significado desses recortes para melhor entendimento com a relação das palavras localizadas e uma referência às informações contidas no texto.

 

Se o sumário apresenta as informações antes da leitura, o índice complementa o que já foi lido e traz mais informações que agregarão na experiência do leitor. Como é um elemento pós-textual, ele está localizado ao final do texto. É comumente utilizado em livros para palavras não tão conhecidas, em enciclopédias para facilitar a ordem dos acontecimentos e em trabalhos acadêmicos com citações e referências

 

Uma mesma obra pode ter mais de um tipo de índice. Exemplo: um índice de autores e um índice de obras citadas em um trabalho acadêmico. Não restrito somente à quantidade, também existem diversos tipos de índices, como alguns exemplos a seguir:

 

  • Índice cronológico: organizado por acontecimentos, períodos, épocas, anos ou acontecimentos;

  • Índice temático: agrupado por assuntos do mesmo tema;

  • Índice onomástico: organizado em ordem alfabética de autores, personagens ou pessoas citadas;

  • Índice remissivo: assuntos são selecionados e dispostos em ordem alfabética.

Onde fazer o sumário e índice?

Nós, da SC Assessoria Editorial, realizamos o serviço de normas de editoração, que padroniza o seu documento de acordo com as normas de verificação, incluindo a obrigatoriedade do sumário e a criação de um índice, se necessário, para que a sua obra esteja dentro de todas as regulamentações.

 

Entre em contato pelo WhatsApp ou envie um e-mail para sueli@sceditorial.com.br com a sua dúvida ou pedido de orçamento. Estamos te esperando!