Novos registros
Você é autora ou autor, passou por todo o processo para lançar sua a obra, tem os registros prontos, fez as ações de lançamento e agora é o momento de fazer uma nova edição da mesma obra ou uma reimpressão. Pode parecer natural querer agilizar o processo e achar que todos os registros são válidos para essa nova edição. Será?
Neste conteúdo, você vai conferir as diferenças entre reimpressão e nova edição e quais registros você precisa solicitar novamente para que a sua obra esteja regularizada.
Quais registros você precisa estar atento?
Ficha catalográfica
Normalmente localizada no verso da folha de rosto, a ficha catalográfica contém informações como título, assunto, número da edição e páginas para catalogar a obra. Nós já produzimos um conteúdo sobre o tema.
ISBN
A sigla ISBN — Padrão Internacional de Numeração de Livros — ajuda a identificar as informações de forma padronizada e individualizada por edição. Sua identificação pode ser vista no código de barras em livros físicos, o que ajuda a reconhecer os locais de venda. Saiba mais sobre a diferença entre ISBN e ISSN.
Reimpressão ou nova impressão
Nem sempre os livros são impressos de forma constante para atender a demanda dos leitores. Em alguns casos, grandes tiragens são feitas inicialmente e, de acordo com o sucesso da obra, volume de vendas e a necessidade do autor, novas impressões podem ser feitas na quantidade que desejar.
A reimpressão é a nova tiragem de um livro já publicado pela editora ou pelo autor de forma independente. Nesse caso, não há nenhuma mudança tanto no conteúdo quanto na capa ou em aspectos mais técnicos. Logo, por não haver qualquer mudança, não é necessário um novo registro ISBN e nem uma ficha catalográfica. Pode-se utilizar os mesmos registros da primeira tiragem. Em caso de nova ficha catalográfica, não é obrigatório, mas o autor ou o responsável pelos registros pode fazer a solicitação.
Reedição ou nova edição
Se o livro já foi publicado, teve novas impressões e é o momento de fazer alguma modificação em relação ao conteúdo original, ele pode ser considerado uma reedição ou nova edição. Essa alteração pode ocorrer no prefácio, novas informações e/ou novas imagens no conteúdo, novos capítulos, mudança de capa, inclusão de novos autores e etc.
Perceba que, por mais sutil ou grande que seja a alteração, há um impacto na qualidade da obra. Por isso, a reedição ou nova edição é considerada um novo livro. Nesse caso, é necessário solicitar um novo registro ISBN, com a atenção de que o histórico de vendas do ISBN anterior, que pode ajudar a medir o sucesso de vendas de um livro, é perdido.
A obra sempre precisará de um novo ISBN quando ocorrerem outras alterações além das mencionadas: título, subtítulo, idioma, editor ou marca, fonte de texto, extensão e restrições de uso. Caso o livro seja publicado, sem nenhuma alteração da versão física, em formato de e-book, também é necessário um novo ISBN para cada formato.
Planeja fazer uma nova impressão ou lançar uma reedição da sua obra? Conte com o apoio da SC Assessoria Editorial, que está há mais de 20 anos no mercado. Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo e-mail sueli@sceditorial.com.br.